As especificações de materiais elétricos e equipamentos elétricos devem ser elaboradas por profissional qualificado e experiente.
As áreas de processo que possuem risco de formação de uma atmosfera explosiva de gás ou poeira combustível, devem passar por uma análise criteriosa dos riscos presentes de forma que as extensões, condições e características das misturas combustíveis que podem estar presentes no local, sejam conhecidas e classificadas. Estas áreas requerem a utilização de equipamentos elétricos, eletrônicos ou mecânicos com proteção “Ex”, além de procedimentos especiais de projeto, instalação, inspeção, manutenção e reparo, para garantia da segurança das instalações.
O estudo de classificação de área tem como objetivo determinar as extensões e grau de risco de áreas potencialmente explosivas, permitindo a especificação dos equipamentos com o tipo de proteção adequado para cada tipo de área. A classificação de uma área deve ser realizada conforme a norma ABNT NBR IEC 60079-10 por empresa ou profissionais competentes e devidamente habilitados para tal.